Mapa de Eficiência Volumétrica

Compreendendo um mapa de Eficiência Volumétrica

Para quem está começando a aprender sobre acerto de injeção segue uma dica legal para se localizar no mapa 3D (ou VE, serve para ambos). pensando em um motor turbo mais simples acertado por MAP com comando de válvulas “comportado”. 1-Marcha lenta, varia um pouco de motor a motor você consegue precisa mapear cada situação de carga do motor quando está em marcha lenta (ventoinha ligada ou não, faróis ligados ou não, etc.). 2-Zona de saída de inercia, essa fase de funcionamento que deixa suave a saída de farol ou uma subida de rampa.

3-Entrada e saída de Marcha lenta, pode parecer que a lenta esteja bem acertada…até sair com o carro… não ajustar essa zona de transição pode fazer o motor morrer quando para no farol.

4-Entrada e saída de cutoff, muita gente dá pouca atenção a essa faixa de Uso mas quando voltamos a acelerar após o cutoff esse é a primeira parte do mapa que volta em ação, ajustar essa faixa fará a saída do cutoff ser bem lisa e sem trancos.

5-Zona de cruzeiro, acertamos essa parte do mapa para ter o máximo de economia para quando se está em velocidades constantes (seja na estrada ou em avenidas), buscar lambda 1 ou até valores mais altos é o ideal (claro, até onde o motor permitir). 6-Zona de cruzeiro rápido, pouca gente dá atenção a essa faixa do mapa, mas ela é muito importante quando se está na estrada e se prepara para uma ultrapassagem baixando marchas. também é importante em carros de circuito para contorno de curvas, então procure afinar bem até essa faixa.

7-Cargas médias, é uma zona de transição entre o cruzeiro e o carga alta, cuidado para não deixar nem muito pobre, e perder torque importante para uma retomada, ou muito rico e gastar muito combustível, pois é uma faixa muito usada na cidade por exemplo enquanto se troca de marchas apos sair.

8-Aquela faixa de baixas rpm e pressão alta no coletor realmente não é muito usada são poucos setups que permitem a pressão de turbo acontecer nessa faixa.

9-Cargas altas, WOT, aqui todo mundo sabe! lambda seguro para altas potências e pé em baixo!

Escrito por Rafel Dellilo
https://www.instagram.com/p/B7kGwMjgOmz/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *